Como reduzir o tempo de preparo das bebidas em seu restaurante

Como reduzir o tempo de preparo das bebidas em seu restaurante

Diz a velha máxima que tempo é dinheiro. Em um bar ou restaurante isso é uma grande verdade. Pensando nisso, hoje vamos falar de como reduzir o tempo de preparo das bebidas.

E, cá para nós, nada mais desagradável para o cliente do que ficar esperando muito tempo pelo pedido. Principalmente se for por uma bebida, que na maioria das vezes não necessita de grande elaboração, diferentemente de muitos pratos.

Principalmente levando-se em conta que muitas pessoas têm compromissos ou estão em horário de alimentação, agilidade é fundamental.

Organização no preparo de bebidas

A primeira coisa que precisa se ter em mente é a organização. As frutas ou ingredientes mais usados tem de estar sempre próximos de quem vai prepará-los.

Também devem estar por perto as bebidas os utensílios usados, como liquidificadores, facas para cortar, açúcar, gelo, espremedor, coador etc.

Reavalie seus equipamentos

Se a demanda por bebidas ou sucos for muito grande, talvez seja interessante utilizar, por exemplo, mais de um liquidificador. Com isso evita-se perder tempo para lavar o recipiente para ser reutilizado.

Com mais de um, o processo fica mais ágil, pois enquanto um recipiente está sendo lavado, outro pode ser utilizado. Isso implica custo? Sim, mas também maior rentabilidade no final, à medida que proporcionar mais satisfação ao cliente e atender a demanda de forma mais eficiente.

Avalie se o equipamento que está utilizando é o ideal ou há outros mais modernos, mais potentes e que, portanto, processam os sucos com mais rapidez.

Substitua ingredientes

Praticidade é fundamental. E há maneiras de utilizar processos mais práticos e ágeis sem perder o padrão de qualidade.

É o caso da substituição de algumas frutas in natura por poupas, xaropes ou essências. Isso pode ser feito tanto para sabores que compõem a receita quanto para o sabor principal, como ocorre com muitos drinques.

Nesse ponto, a questão não é só de funcionalidade, mas também de economia. Substituindo-se o que é possível, evita-se também a perda da fruta, mais perecível e sujeita inclusive a alterações do sabor.

Além disso, o processo de preparo da bebida se torna mais ágil, à medida que não é necessário descascar a fruta.

Gostou das dicas de como reduzir o tempo de preparo de bebidas? Escreva para nós nos comentários contando sua experiência e sugerindo novas pautas.

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário