5 dicas para otimizar os custos em seu restaurante

5 dicas para otimizar os custos em seu restaurante

O desperdício, em qualquer negócio, significa perda de rentabilidade. No setor de bares e restaurantes não é diferente. E por atuar com itens perecíveis, o risco é maior. Por isso é essencial otimizar os custos.

Hoje falaremos sobre cinco dicas que ajudam a evitar perdas. É preciso, no entanto, boa dose de organização e criação de rotinas de trabalho para que funcione.

1 – Gerencie bem o estoque para otimizar os custos

Um estoque bem organizado é o primeiro passo para conter custos. Conhecer a demanda evita o armazenamento desnecessário de grandes quantidades. Faça compra de forma racional.

Além disso, a disposição dos produtos deve seguir o prazo de validade: com data de vencimento mais próximas à frente das prateleiras, os outros ao fundo.

2 – Realize manutenções preventivas nos equipamentos

O mau funcionamento de equipamentos é um foco de desperdício de energia e até mesmo risco de perda de mercadoria.

Um freezer com excesso de gelo vai trabalhar sobrecarregado e consumir mais. Isso pode gerar gasto adicional com consertos e ainda perda de alimentos.

As manutenções periódicas, como o degelo desses equipamentos e verificação das borrachas de vedação, são essenciais para evitar esses problemas.

3 – Economize água

Contas de consumo como a de água compõem parte considerável dos custos de um bar ou restaurante.

Mas é possível criar estratégias para o consumo mais ponderado, com a utilização de torneiras e válvulas com temporizador nos banheiros.

A lavagem de pratos pode ser feita de modo mais eficiente e econômica ao acumular a louça suja e, antes de lavá-la, deixá-la de molho por 10 minutos em um recipiente com detergente e cloro. Além de economizar, facilita a lavagem.

4 – Elabore um cardápio inteligente

Embora a variedade possa ser um atrativo, elaborar um cardápio com sugestões mais aceitas pela clientela evita o desperdício.

Os pratos também devem ser preparados com porções que reduzam a quantidade de comida desperdiçada.

Apostar em produtos sazonais é outra saída, pois reduz custos e passa a sensação de atualização do cardápio.

5 – Recicle alimentos

De forma higiênica é possível reduzir custos com as inevitáveis sobras. Seja criativo e utilize o que pode ser reaproveitado, como a transformação de carnes em embutidos, frutas em doces e compotas ou o tradicional bolinho de arroz.

Gostou das dicas de como otimizar custos em seu restaurante? Escreva para nós nos comentários abaixo e dê suas sugestões!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário