Você sabe o que é Profit and Loss (P&L)? Entenda a importância

Você sabe o que é Profit and Loss (P&L)? Entenda a importância

Hoje nós iremos falar de um conceito muito importante para avaliar a saúde financeira de seu negócio: o que é Profit and Loss (P&L). Traduzida, a expressão significa lucros e perdas. Mas como deve ser usado esse conceito em sua empresa?

Grosso modo, trata-se do demonstrativo de resultados de uma empresa, com base nas receitas e despesas. Na verdade, é a subtração de um pelo outro que vai se aferir se houve lucro ou perda.

Na contabilidade, o demonstrativo de resultado é feito para mostrar o resultado líquido do período. Embora seja comum sua apresentação anual, para fins de administração, em geral são realizadas prévias mensais e trimestrais.

Saber o que é Profit and Loss (P&L) ajuda no diagnóstico financeiro

Não é preciso ser da área comercial para saber que receita maior que despesas significa lucro. Já o contrário, despesas maiores que as receitas, é sinônimo de perda, prejuízo.

Embora o objetivo principal de toda e qualquer empresa seja o lucro, claro que nem sempre isso é possível. O que não pode haver são prejuízos seguidos, o que inviabilizaria o negócio.

Daí a necessidade de verificar onde são os gastos desnecessários ou que podem ser reduzidos, para equilibrar as contas e fazer com que o empreendimento tenha saúde financeira, com rentabilidade suficiente para gerar lucros e novos investimentos.

Verifique sempre possíveis focos de perdas

Mas independentemente dos resultados, mesmo que sejam favoráveis, é fundamental estar sempre atento a possíveis gastos desnecessários. Isso impacta diretamente na rentabilidade.

No setor de Food Service, que pela natureza trabalha-se com produtos perecíveis ou cujos preços variam de acordo com fatores sazonais, é fundamental minimixar as perdas para manter a boa saúde financeira.

Para isso é necessário avaliar item por item, para planejar a compra de forma racional, controlar o estoque de acordo com o prazo de validade de cada alimento e sua demanda e, assim, evitar desperdícios.

Outro fator a se verificar, o qual está atrelado ao conceito de Profit and Loss, é o custo operacional, como equipamentos que consumam muita energia devido à manutenção inadequada e ainda podem gerar a perda de matéria-prima.

O que achou das informações referentes ao que é Profit and Loss (P&L)? Escreva para nós nos comentários abaixo e conte sua experiência!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário