O que é Fast Casual?

O que é Fast Casual?

Falamos anteriormente aqui no blog sobre Casual Dining, que são redes de restaurantes que ocupam uma zona intermediária entre o fast food e casas com uma gastronomia mais elaborada. Hoje o assunto é Fast Casual. Você sabe o que significa?

Fast Casual são redes que também oferecem comida de qualidade superior em relação aos fast foods, mas com serviço rápido, prático e sem as formalidades dos restaurantes gastronômicos.

No geral, são estabelecimentos com uma equipe pequena e sem serviço de mesa, cardápio simples e ambiente agradável, com cozinha aberta para que o cliente veja o seu pedido preparado.

Processo de produção artesanal

No Fast Casual, os ingredientes utilizados são de qualidade, geralmente com processos de produção mais artesanais. O preparo é feito na hora, com alimentos frescos, o que permite que o cliente personalize sua refeição.

Em suma, a qualidade e a aparência da comida oferecida e o ambiente mais moderno e leve são as principais diferenças entre o Fast Casual e o fast food.

Já em relação ao Casual Dining, o principal diferencial, além dos alimentos frescos e mais saudáveis, é que o Fast Casual não oferece serviço de mesa (com garçons, por exemplo).

Principais redes de Fast Casual

No Brasil, algumas das principais redes de Fast Casual são o Spoleto e o Koni Store.

No primeiro, o cliente escolhe uma massa (pré-cozida, que terminará de cozinhar na hora), ingredientes frescos que vão para uma frigideira e o molho – todos irão depois para um prato.

Já no segundo, itens como o temaki são preparados na hora por um sushiman.

Os principais consumidores do Fast Casual são jovens nascidos entre 1980 e 1990, a chamada geração Y, que a cada dia se torna mais exigente.

A apresentação dos pratos também muda. Em sua maioria, eles vêm em embalagens descartáveis e devidamente acondicionados.

E então, o que achou desse segmento? Tem alguma dúvida ou experiência para contar? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista