Saiba como melhorar o ticket médio em sua rede de restaurantes

Saiba como melhorar o ticket médio em sua rede de restaurantes

Ticket médio é o resultado da divisão de seu faturamento pela quantidade de clientes do restaurante. Logo, se você aumentar essa média, terá mais rentabilidade. A questão é: como melhorar o ticket médio?

Saber qual é essa medida é o primeiro passo. A partir de então é preciso estabelecer uma meta de quanto é possível atingir. Em seguida, criar estratégias para alcançá-la. Abaixo vão algumas sugestões.

Produtos extra para melhorar o ticket médio

Oferecer produtos complementares é a forma convencional de fazer o consumidor gastar mais. No caso do ramo alimentício, com as refeições podem ser agregadas sobremesas, pratos de entrada ou extras, bebidas, entre outros.

Kits ou combos

Estratégia também eficaz é oferecer kits ou combos, cujo preço agregado é maior, mas que resulta em alguma vantagem para o cliente. Isso estimula a consumir mais. As opções podem incluir café da manhã, almoços, jantares ou até mesmo no happy hour, com kits como os baldes de cerveja.

Produto similar de maior valor

Para clientes exigentes, preço não é o principal. Seria interessante criar opções com produtos de maior valor e melhor qualidade para atendê-los.

É um fato muito comum, por exemplo, quando se trata de bebidas, principalmente das cervejas. Muitos consumidores são avessos aos tradicionais rótulos do mercado e preferem experimentar outras variedades. Daí o crescimento dos consumo de produtos importados e também artesanais nesse segmento.

Serviços adicionais ao cliente

Para que os clientes voltem ao estabelecimento fora dos dias habituais, é preciso alguma motivação extra.

Uma saída é a criação de cardápios especiais em dias alternativos ou datas comemorativas. Pode ser um jantar ou almoço especial desenvolvido por um chef de cozinha especialmente contratado para a ocasião.

O estímulo ao consumo também está atrelado ao tempo de permanência da clientela no local. Por isso, eventos com apresentação musical ao vivo fazem parte da gama de opções que induzem a clientela a gastar mais, pelo ambiente e pela distração.

Programa de fidelidade

Estabelecer vantagens para o consumidor normalmente faz com que ele vire um cliente habitual. Isso pode ser feito por meio de programas de fidelidade, com brindes atrelados ao gasto e/ou à frequência.

O que achou das informações sobre como melhorar o ticket médio em seu restaurante? Conte-nos sua experiência! Escreva para nós nos comentários abaixo!

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Sobre Samuel Pereira

Jornalista

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