Como melhorar a rentabilidade de sua rede de restaurantes?

Como melhorar a rentabilidade de sua rede de restaurantes?

Aumentar a rentabilidade é o objetivo de todo restaurante. Afinal, quem não quer ganhar mais e gastar menos? Hoje, há diferentes estratégias que facilitam a vida do empresário que quer explorar soluções para melhorar a rentabilidade.

Apresentamos a seguir algumas dicas para colocar em prática no seu negócio! Ficou interessado? Então venha com a gente!

Invista em inovação

Surpreender os clientes é uma das principais formas de aumentar as vendas, por isso é sempre bom acompanhar as tendências do mercado. Entenda o que está sendo servido no exterior, quais são os sabores da moda, como estão as tendências nutricionais e assim por diante.

Toda nova estratégia, seja a criação de cardápios inovadores, seja a adoção de tecnologias de ponta para o bom atendimento, deve ser definida de forma coerente e de acordo com o público-alvo.

Além disso, antes de oferecer à clientela, é importante avaliar a matéria-prima. Terá frutas? Qual a quantidade? Quais soluções do mercado podem trazer uma boa relação custo-benefício?
Inovar também é conversar com fornecedores e entender quais ofertas deles podem ser testadas pelo negócio, de acordo com o público, para ajudar a melhorar a rentabilidade do restaurante.

Aposte na padronização de produtos e serviços

Falamos aqui no blog anteriormente que a padronização é um fator determinante para transformar os clientes em frequentadores constantes e potenciais divulgadores do seu estabelecimento. Se você conseguir conquistá-los e fidelizá-los, verá o quanto seu restaurante pode ser ainda mais rentável.

A padronização tem um papel importante para melhorar a rentabilidade, pois permite entender previamente quanto vai render cada produto do cardápio, quais as medidas exatas, quanto de produto será necessário em estoque e outros. Isso pode ser chamado de otimização da produção.

Controle a produção para melhorar a rentabilidade

Um dos maiores vilões da rentabilidade dos restaurantes é o desperdício de matéria-prima. Por isso, saiba controlar adequadamente toda a produção, unindo velocidade, precisão e redução de desperdício.

Com a padronização, cada item do cardápio tem sua ficha técnica. Nela, o funcionário pode visualizar todos os detalhes sobre os ingredientes necessários para a preparação do item ofertado, o que traz praticidade para o dia a dia do estabelecimento.

Seguindo essas práticas, você vai aumentar a rentabilidade do seu restaurante e, consequentemente, torná-lo mais sustentável. O trabalho deve ser contínuo para que você mantenha e, até mesmo, eleve o padrão de qualidade do seu negócio!

Agora que você já sabe mais sobre as estratégias para aumentar a rentabilidade, compartilhe conosco nos comentários: o que você considera essencial para melhorar a rentabilidade de sua rede de restaurantes.

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário