Vale a pena investir em redes de restaurantes?

Vale a pena investir em redes de restaurantes?

As redes de restaurantes têm registrado números muito positivos nos últimos anos. Mesmo em meio à crise, o crescimento do setor, que abriga grande parte das empresas de Food Service, foi de 6%. Com isso, atrai a atenção de empreendedores.

Trabalhar com uma marca conhecida no mercado, usufruir de descontos nos preços, obter prazos mais longos e pagamentos com condições especiais dispor de treinamento para funcionários, estão entre as vantagens de optar por esse tipo de investimento no mercado de Food Service.

Mas há desafios a serem enfrentados, como manter o padrão de qualidade exigido pela marca, e o valor alto de investimento inicial, pois contempla instalação, equipamentos e funcionários.

Tempo de retorno do investimento em uma rede de restaurantes

Outra questão importante é avaliar o tempo de retorno do investimento e se terá fôlego financeiro até solidificar o negócio. A média para registrar algum retorno com as franquias é entre 12 e 24 meses.

Para ter uma ideia mais ampla do negócio, antes de escolher, é bom conversar com comerciantes que já possuem uma franquia e também com consumidores, para saber suas impressões sobre a marca. Isso poderá dar mais segurança em qual modelo ou rede investir. Essa dica é importantíssima principalmente para quem o empreendedor novato no segmento.

Para quem já decidiu investir em uma franquia

Para um bom empreendedor, o planejamento é palavra-chave. Por isso é preciso colocar no papel todas as variáveis e cenários possíveis.

Embora investir em uma marca de sucesso e já conceituada no país seja um caminho mais seguro, isso, por si só, não é garantia de que o empreendimento será viável. Mesmo levando-se em conta que atualmente o setor de Food Service é altamente promissor, com participação de 10% no PIB brasileiro.

Entre as questões a serem levadas em consideração estão: se já tem um local para a o estabelecimento; se o ponto é o ideal para abrir uma franquia da marca no local, se o tipo de serviço já existe na região, qual o ticket médio dos produtos, qual o público-alvo e se ele está na região e se o serviço a ser oferecido é uma necessidade do consumidor.

As informações sobre redes de restaurantes ajudaram a tirar suas dúvidas. Escreva para nós nos comentários abaixo!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário