Conheça o que é Food Service e quanto representa na indústria de alimentos?

Conheça o que é Food Service e quanto representa na indústria de alimentos?

No post de hoje vamos falar, do quão abrangente é o setor de Food Service, também de sua representatividade na indústria de alimentos e na economia.

É considerado Food Service todo o mercado de alimentação cuja comida é preparada fora de casa, mesmo que seja consumida posteriormente na residência. Isso inclui também as bebidas.

O segmento engloba não só as empresas que produzem alimentos para o consumidor final, mas envolve ainda equipamentos, insumos e distribuição para os estabelecimentos que servem refeições.

Essa teia que compõe essa indústria movimenta anualmente em torno de US$ 443 bilhões ao redor do planeta.

Food Service no Brasil e no mundo

O Brasil, apesar de ainda estar distante do resultado registrado de países mais desenvolvidos, tem apresentado crescimento contínuo nos últimos anos. Só para efeito de comparação, nos Estados Unidos e na Europa 60% dos alimentos consumidos passam pelo setor.

No país, a alimentação consumida que passa pelo segmento é em torno de 35%, mas registrou expansão nas últimas duas décadas, e com espaço para se expandir ainda mais.

O crescimento no cenário brasileiro ocorreu devido a fatores econômicos e sociais, como o incremento no poder de compra da população e ascensão de uma nova classe média enquanto a economia vivia um momento favorável.

Nem mesmo a atual recessão econômica abalou completamente o setor, cuja participação no PIB é de cerca de 10% e registrou alta de 3% no faturamento em 2016: R$ 184 milhões. As redes de restaurantes representam 27% desse montante.

Maior salto de crescimento entre 2010 e 2016

O maior salto, no entanto, ocorreu entre 2010 e 2016, quando registrou 85,5% de alta no período, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Alimentação (ABIA).

A inovação e adoção de novas tecnologias estão ainda entre os fatores que contribuem para os resultados do setor, com a incorporação de plataformas digitais para facilitar a vida do consumidor.

Entre as ferramentas tecnológicas estão os aplicativos de celular que permitem à clientela receber seus pedidos de forma rápida e prática, sem sair de casa. É o caso da famosa pizza, que atualmente se expandiu para outros tipos de alimentos.

Agora que já tem um panorama do que abrange o setor de Food Service, fique atento a mais informações e dicas que publicaremos no blog. Deixe seu comentário com suas experiências e escreva para nós caso queira saber mais sobre o tema.

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário