Como evitar desperdício de alimentos perecíveis em restaurantes

Como evitar desperdício de alimentos perecíveis em restaurantes

Alimento geralmente tem prazo de validade curto. E quem trabalha com no ramo alimentício tem de estar sempre atento para não ter prejuízos. Hoje falaremos de algumas maneiras para evitar o desperdício de alimentos perecíveis em restaurantes.

Os cuidados têm de abranger da compra até chegar à mesa do cliente, passando pela sua estocagem e atendimento.

Evitar desperdício de alimentos começa na compra

Um dos fatores responsáveis pelo desperdice de alimentos começa na compra. Se esse processo inicial não for eficiente, dificilmente se resolverá nas etapas seguintes.

Frutas, verduras, laticínios e temperos são produtos que devem ser comprados aos poucos, pois se deterioram rapidamente. As quantidades têm de ser adequados à demanda.

Conhecendo o giro dos produtos e suas sazonalidades é possível calcular o estoque de segurança.

Organize e controle o estoque

Mantenha o estoque sempre em um patamar reduzido e controle o fluxo para não faltar nada. Corre-se muito mais risco de perda com o estoque alto.

Uma estratégia eficaz para garantir o fluxo dos alimentos e evitar desperdícios é controlar a data de vencimento. Isso pode ser feito por meio de rotulagem dos perecíveis.

Alimentos com prazo mais próximo de vencimento devem ser colocados à frente nas prateleiras, para serem utilizados antes dos que têm data mais longa.

O controle de estoque ajuda não só a evitar desperdício, mas também a verificar quais tipos de alimentos estão em falta e os encalhados.

Criar fichas técnicas padroniza e evita desperdício

A produção dos alimentos também é uma etapa em que pode se conter o desperdício de alimentos. Uma alternativa é a criação de fichas técnicas para cada prato.

Além de padronizar o sabor, é importantíssima para fidelizar a clientela, como já abordamos em post anterior, e limita o custo de cada receita e o tamanho da porção, controlando por fim o rendimento de cada ingrediente.

Se possível, invista em tecnologia para evitar erros

Muitas vezes um prato é desperdiçado por erro de comunicação, como anotação de um pedido errado ou de forma inelegível.

Atualmente existem sistemas eletrônicos que evitam esses equívocos, como comanda eletrônica ou pedido via celular do cliente.

Utilize bem as dicas sobre como conter o desperdício de alimentos e conte-nos sua experiência. Escreva para nós nos comentários!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário