Qual a diferença de Casual Dining e Fast Casual?

Qual a diferença de Casual Dining e Fast Casual?

Falamos anteriormente neste espaço tanto de Casual Dining quando de Fast Casual, dois segmentos do setor de alimentação fora do lar que ganham cada vez mais espaço e adeptos no Brasil.

O nosso assunto hoje são as principais diferenças entre os dois segmentos e também suas semelhanças. Confira abaixo!

Casual Dining x Fast Casual

Ambas os conceitos procuram oferecer comida com qualidade superior à das redes de fast food – são um meio termo entre esta última e restaurantes gastronômicos – e a preços acessíveis aos consumidores.

Tanto o Casual Dining quando o Fast Casual também apostam em ambientes descontraídos e bem decorados. A principal diferença, no entanto, está no atendimento e no que é servido.

O primeiro conceito faz o atendimento em mesas, porém mais informal que o de um restaurante gastronômico, por exemplo. E serve porções mais fartas, geralmente que podem ser divididas em grupos.

Em suas principais redes, localizadas em sua maioria em shopping centers no Brasil, é comum ver grandes filas de espera para entrar, no almoço, no happy hour e no jantar.

Já no segundo não há serviço de mesa e a equipe é mais reduzida. A prioridade é o atendimento rápido e prático, com opção de pratos mais leves e personalizados.

No Fast Casual, os ingredientes utilizados são de qualidade, muitos deles orgânicos. O preparo é feito na hora, com alimentos frescos. Além disso, o cardápio é mais simples e há nessas redes cozinhas abertas, para que o cliente veja o seu pedido preparado.

Diferenças para o fast food

Além do ambiente e da qualidade dos alimentos servidos, tanto o Casual Dining quanto o Fast Casual diferenciam das redes de fast food pela apresentação dos pratos. Mais vistosos, em ambos os seguimentos eles são também melhor condicionados.

Hoje falamos sobre diferenças e semelhanças do Casual Dining com Fast Casual. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista