O consumidor de restaurante está cada vez mais exigente. E agora?

O consumidor de restaurante está cada vez mais exigente. E agora?

Com o acesso à informação, unido ao aumento da renda média das famílias, tornou-se mais significativa a necessidade de inovar para atender consumidores com expectativas maiores em relação à qualidade de produtos, serviços, atendimento etc.

Por isso, apenas quem consegue compreender as necessidades desses novos consumidores, no setor de alimentação fora do lar, será capaz de criar estratégias eficientes para fidelizá-los. Fidelizar é criar um elo, aproximar e garantir que seu cliente sempre retorne.

Mas o que fazer para sobreviver e ter sucesso neste mercado?

É fato, o consumidor não sai apenas para se alimentar, ele vai em busca de uma experiência. A experiência nada mais é do que percepção que o cliente passará a ter do seu estabelecimento, sejam elas físicas ou emocionais.

A mesma é capaz de construir memórias, influenciando fortemente na fidelização. O retorno desse cliente ao estabelecimento traduz, de certa forma, que a experiência vivenciada foi
positiva e ficou memorizada.

Ou seja, de modo geral, as pessoas estão procurando o que podemos definir por “novas experiências gastronômicas” em seu dia a dia. Precisamos considerar também que as pessoas estão dispostas a gastar mais. O ticket médio está maior, e o público pode pagar mais por essa experiência.

Além disso, um bom atendimento, ambientação, qualidade e preço justo são alguns dos fatores fundamentais para determinar se o restaurante atenderá a expectativa que o cliente tinha ao escolher o local.

Por isso, entender o perfil desse consumidor e investir na gestão da experiência que ele terá em seu estabelecimento é um dos caminhos mais curtos para ter verdadeiros embaixadores da sua marca, ajudando na divulgação e agregando valor ao negócio.

E o melhor de tudo é que isso se reflete diretamente nos resultados, tanto financeiros como de satisfação.

Esperamos que, com este post, você consiga entender a importância de proporcionar experiências únicas para sobreviver em meio ao cenário de transformação dos consumidores. Mas, se tiver restado alguma dúvida sobre o assunto ou souber alguma dica que gostaria de dividir conosco, deixe abaixo o seu comentário!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário