Brasil é o quinto maior mercado no setor de Food Service no mundo

Brasil é o quinto maior mercado no setor de Food Service no mundo

Com faturamento de R$ 184 milhões registrados em 2016, segundo dados do Instituto Food Service Brasil (FSB), o Brasil ostenta hoje a posição de quinto maior mercado no setor de Food Service no mundo.

As nações acima do país nesse segmento são China, no topo do ranking, e, na sequência, Estados Unidos, Japão e Índia.

Os números reforçam um crescimento que resiste até mesmo à crise econômica por qual passa o país. No primeiro trimestre deste ano o segmento teve elevação de 3,9%, na comparação com mesmo período do ano anterior.

O resultado teve como um dos grandes impulsionadores as grandes franquias de redes de restaurantes, cuja alta foi de 10,3%.

Setor de Food Service cresce acima da média

As taxas de crescimento do setor de Food Sercice no período entre 2006 e 2016 foram em ritmo bem mais acentuado do que às do varejo alimentício. A média foi de 14% para o segmento, contra 11% do varejo.

O crescimento robusto é resultado da mudança de hábitos da população brasileira, atualmente predominantemente urbana, em consequência das demandas da vida moderna.

Assim como em outras partes do mundo, as refeições fora de casa passaram a fazer parte do cotidiano, seja por necessidade, devido ao trabalho ou estudo fora de casa, ou por recreação.

Também contribuiu para essas mudanças o surgimento de uma nova classe média durante o período de pujança econômica, a qual incorporou novos hábitos de consumo.

Setor de Food Service tem espaço para expansão

O segmento de alimentação fora de casa ou de comida processada fora de casa e consumida no lar, no qual se enquadra o conceito de Food Service, tem ainda muito campo a ser explorado no Brasil.

Mesmo já fazendo parte dos principais mercados mundiais, se comparado a países mais desenvolvidos, os números brasileiros ainda são pequenos.

Atualmente estima-se que um terço dos brasileiros, algo em torno de 80 milhões de pessoas, se alimentam em estabelecimentos comerciais, sendo que 34% dos alimentos passam pelo segmento de Food Service. Nos Estados Unidos e Europa o índice é de 60%.

Gostaria de saber mais informações sobre o setor de Food Service no Brasil? Fique atento a nossos posts! Escreva nos comentários sugerindo mais temas!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário