Bebida feita na hora ou bebida pronta, qual a melhor opção?

Bebida feita na hora ou bebida pronta, qual a melhor opção?

Hoje falaremos sobre vantagens e desvantagens de se trabalhar com frutas para elaborar bebidas. Será que vale a pena? Quais os riscos? É melhor elaborar uma bebida na hora ou trabalhar com bebida pronta?

Já tratamos aqui sobre a importância da padronização para oferecer produtos com as mesmas características, o que ajuda a fidelizar os clientes.

É preciso avaliar a melhor alternativa para não perder o padrão, desagradar a clientela e consequente sofrer queda na rentabilidade.

Praticidade deve ser levada em conta ao optar por bebida feita na hora ou bebida pronta

Além da questão da padronização, a praticidade deve ser avaliada para garantir a rentabilidade. Nisso, há desvantagens nas frutas in natura. Primeiro, porque demandam local adequado para estocagem. E perdas são sempre inevitáveis, pois é um alimento com baixo prazo de durabilidade.

Outro problema é a sazonalidade, pois muitas frutas têm sua qualidade alterada quando estão fora de época.

Essências e xaropes são alternativa prática, garante padrão e rentabilidade

Uma das alternativas às frutas que podem ser utilizadas nos estabelecimentos que trabalham com bebidas são as essências e xaropes saborizados. Utilizados principalmente na composição de drinques e coquetéis, podem até mesmo serem utilizados em sucos e chás.

Feitos a partir da própria fruta, têm prazo de validade. Outra vantagem é a quantidade de sabores, potencializando a oferta do mix de produtos no cardápio sem ter de dispor de grande espaço para estocagem.

Polpas de fruta são saudáveis e rentáveis

Um pouco mais utilizado no comércio em geral, as polpas de frutas resguardam as propriedades nutritivas da fruta in natura e proporcionam boa rentabilidade. Vendidos em saquinhos, o produto é de fácil estocagem e também prático de ser usado.

Ter uma alternativa às frutas não significa abrir mão completamente delas in natura, mas ter opções principalmente para aquelas que perecem mais rápido ou que não compõem o sabor principal das bebidas.

Dessa forma você garantirá os pilares que proporcionam mais funcionalidade e lucratividade, que são a praticidade e a padronização.

As informações sobre as melhores opções entre bebida feita na hora ou bebida pronta foram úteis? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Curso Food and Beverage

Sobre Samuel Pereira

Jornalista

Deixe um Comentário